Defesa Civil alerta para risco elevado de queimadas no interior paulista
A Defesa Civil do Estado alerta para o aumento do risco de incêndios florestais e queimadas nesta segunda-feira (25), em razão da combinação de temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar.
As regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto, Marília, Bauru, Araraquara, Barretos, Franca e Ribeirão Preto estão sob maior atenção. As condições meteorológicas previstas favorecem a rápida propagação do fogo, principalmente em áreas com vegetação seca, rasteira e pastagens.
LEIA TAMBÉM: São Paulo registra redução de 75% nos focos de incêndio na primeira quinzena de agosto
Diante desse cenário, a Defesa Civil reforça a importância de adotar medidas preventivas, evitando práticas que possam gerar focos de incêndio, como a queima de lixo, restos de poda ou o uso de fogo na limpeza de terrenos. A pasta lembra ainda que provocar queimadas é crime ambiental, sujeito a punições, além de trazer sérios impactos para a saúde da população, o meio ambiente e a infraestrutura local.
Operação SP Sem Fogo
A Operação SP Sem Fogo é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Segurança Pública e Defesa Civil do Estado. Além disso, conta com iniciativas e investimentos do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar Ambiental, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), além da própria Semil e de suas vinculadas: Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Fundação Florestal (FF). Para cumprir seus objetivos, a Operação São Paulo Sem Fogo desenvolve uma série de atividades de forma permanente ao longo do ano, divididas em fases (verde, amarela e vermelha), conforme as necessidades e priorizações de cada período.
O post Defesa Civil alerta para risco elevado de queimadas no interior paulista apareceu primeiro em Agência SP.