Evento gratuito reuniu mais de 40 artistas brasileiros em espaços emblemáticos do Centro do Rio
Crédito: Juliana Glória
O Festival TOCA encerrou a quinta edição em grande estilo, após quatro dias intensos de programação gratuita no Centro do Rio de Janeiro.
A iniciativa reuniu mais de 40 artistas brasileiros, encantando o público recorde de 36 mil pessoas, que ocupou o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil RJ), o MAR (Museu de Arte do Rio) e a Praça dos Arcos da Lapa.
A agenda de shows, debates, mostra de filmes e intervenções urbanas trouxe a potência criativa da Amazônia, valorizando a diversidade das canções, estilos e artistas.
“Promovemos encontros históricos e conseguimos apresentar um pouco da força deste Brasil tão rico e pouco conhecido”, declara a idealizadora do evento, Andréa Alves.
Sob a curadoria de Alfredo Del Penho, Marcelo Aliche e Aíla, referências no segmento cultural do país, a edição de 2025 aconteceu de 14 a 17 de agosto e contou com a abertura de um show inédito “As Amazônias” no Teatro Adolpho Bloch. Grandes vozes de diferentes cantos da Amazônia, Aíla, Patrícia Bastos e Dijuena Tikuna se reuniram para a apresentação que encantou e embalou a plateia, representando a força e a alma do povo brasileiro numa noite histórica.
Os shows foram protagonizados por grandes nomes do Norte, como Gaby Amarantos e Dona Onete, que “tremeram” a Praça dos Arcos da Lapa no sábado, dia 16, com muito carimbó e toda a riqueza da periferia, das festas de aparelhagem, do rock doido que acontece no Pará, reunindo mais de 30 mil pessoas, entre elas, a atriz e apresentadora Dira Paes.
Nilson Chaves, Suraras dos Tapajós, Maria Gadú, Rita Benneditto e outros nomes importantes da arte levaram a atmosfera e força da Amazônia para o palco MAR. Um dos momentos emblemáticos foi o pedido de casamento homoafetivo de duas integrantes das Suraras do Tapajós, ao som de “Amor de Índio”, na voz ao vivo de Maria Gadú, além do tradicional “banho de cheiro” recebido pela plateia.
O CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil RJ) foi palco do CinemaTOCA e das mesas de debates sobre a cultura amazônica e o cenário musical brasileiro com a participação da Secretaria de Cultura do Estado do Pará, Ursula Vidal, a Secretária Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, entre outros nomes.
Um evento para toda a família, o TOCA complementa a agenda com as intervenções artísticas, que atraíram os olhares do público e promoveram momentos de inteiração.
O Carimbaby contou com a participação dos pequenos, que tornaram a apresentação ainda mais especial.
Sobre o Festival TOCA:
Produzido pela Sarau Cultura Brasileira, o TOCA é um festival da música brasileira criado em 2018 para celebrar a diversidade de estilos, sons, histórias e encontros.
A programação gratuita inclui shows, filmes, debates e intervenções artísticas, além do Prêmio TOCA, que celebra os compositores e compositoras responsáveis pelas canções que marcam as nossas vidas.
Após a quinta edição, mais de 36 mil pessoas já passaram pelo TOCA, entre experiências presenciais e online.
Realização:
Lei de Incentivo à Cultura. Correalização ATO TODA ARTE e Sarau Cultura Brasileira. Patrocínio Prefeitura do Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Cultura.
Patrocínio Master Transpetro. Realização Ministério da Cultura e Governo Federal: União e Reconstrução.
Este projeto foi contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura.
Ana Beatriz Tavares
(21) 99630-6688

Sabre Awards |
Signatária do Pacto Global da ONU e associada ao CEBDS
🟢 Gostou do tema? Quer estar sempre informado?
Participe do nosso grupo no WhatsApp 👉
Clique aqui
Siga nossa página no
Facebook e
Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube 👉
WalVerso