Intenção de compra para o Dia dos Pais em São Paulo sinaliza crescimento de gasto em 2025, aponta pesquisa da ACSP

dia dos pais 3590111817

Pesquisa sinaliza um leve aumento no número de consumidores que estão dispostos a gastar mais do que no ano passado

Foto: gov.br/Google

São Paulo, 08 de agosto de 2025 – De acordo com pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), realizada pela PiniOn, 37,9% dos entrevistados que residem no estado de São Paulo pretendem comprar presentes no Dia dos Pais; 41,4% responderam que não têm intenção de fazê-lo; enquanto 20,7% ainda não sabem.

Em relação ao ano passado, diminuiu a proporção dos que manifestaram intenção de compra, e ficou praticamente estável aquela relativa aos que não pretendem adquirir presentes.

Do grupo de entrevistados que planejam presentar seus pais, 42,4% pretendem gastar mais do que em 2024; enquanto 29,5% desejam o contrário. Em termos do nível de despesa, a maioria (68,1%) pretende gastar entre R$ 50,00 e R$ 300,00.

À diferença da pesquisa nacional e da estadual do ano passado, a maioria dos entrevistados pretende comprar em grandes redes do varejo (42,4%), e de forma presencial, em lojas físicas (52%).

Na tabela abaixo, confira as principais categorias de bens e serviços que fazem parte da intenção de compra dos entrevistados (858), em nível estadual, assim como se a forma de pagamento seria à vista ou parcelada.

Vale lembrar que mais de uma opção de presente pode ser escolhida por cada um dos consultados.

Tal como ocorreu com a pesquisa em nível nacional, em geral, nas intenções de compra apuradas seguem prevalecendo presentes de uso pessoal e de menor valor, pagos à vista, o que costuma ser habitual nesta data.

O item de maior destaque continuou sendo roupas, calçados e acessórios (38%), embora ainda esteja bem abaixo do registrado durante os anos anteriores à pandemia (entre 60 a 70%).

Outros destaques foram perfume, almoço em restaurante e relógio (26,8%, 12,7% e 8,9%, respectivamente).

Opções como livro (5,3%) e chocolate/bombom (7,2%) e caixa de ferramentas (6,5%), que estiveram em alta durante o período de isolamento social, continuaram mostrando reduzida intenção de compra.

Por sua vez, as intenções de adquirir bens digitais, tais como celular, computador, notebook e tablet (9,8%), além de permanecer baixas, diminuíram em relação ao ano passado, o que poderia ser explicado pelo alto grau de endividamento das famílias e pelo elevado custo do crédito.

Na área de serviços, os pedidos de delivery de refeição e cesta de café da manhã (12,6%) voltaram a predominar, ainda que levemente, sobre almoço em restaurante (12,7%), com redução da disposição de compra em relação ao ano passado.

Para praticamente todos os itens da tabela anterior há menor disposição a comprar de forma parcelada, enquanto para a maioria dos itens continua havendo preferência maior pela utilização de dinheiro em espécie e cartões de débito, bem como a usar a modalidade do PIX como forma de pagamento à vista, embora essa modalidade continue mostrando importante crescimento.

Essa menor intenção de parcelamento das compras poderia estar associada aos juros mais elevados, num contexto de elevado endividamento das famílias.

Por outra parte, a Tabela 2 permite observar as intenções de compra para o Dia dos Pais manifestadas pelos entrevistados que residem na cidade de São Paulo.

Os resultados são, em geral, bastante similares, em termos das categorias de bens e serviços e modalidades de pagamento pretendidas.

A única diferença refere-se à maior intenção por adquirir os presentes de forma online, pelo computador, celular ou tablet, provavelmente devido à maior praticidade associada a essa modalidade de compra.

Para o economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, “em síntese, em relação ao ano passado, não houve variações significativas nas intenções de compra para o Dia dos Pais em nível estadual e municipal.

Embora tenha diminuído a proporção daqueles que manifestaram disposição a comprar para a data, aumentou a proporção daqueles que desejam gastar mais neste ano, o que poderia sinalizar perspectiva de leve crescimento nas vendas.

Apesar do alto grau de endividamento das famílias e dos juros elevados, o mercado de trabalho continua mostrando resiliência, com aumentos de emprego e renda, sustentando a expansão do consumo”, completa Ruiz de Gamboa.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:Cesar Bruneli – [email protected], (11) 3180-3220Alex Sallai – [email protected], (11) 3180-3220Elizangela Marques – [email protected], (11) 3180-3220Fernando Piovezam – [email protected], (11) 3180-3221

Jornalista, junte-se ao nosso grupo no WhatsApp da ACSP e mantenha-se informado sobre nossas pautas de forma rápida: https://chat.whatsapp.com/LOZFAUNwNZi7ALbV0MtTUy.

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 130 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano.

A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços.

Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

image 4090
Intenção de compra para o Dia dos Pais em São Paulo sinaliza crescimento de gasto em 2025, aponta pesquisa da ACSP 4

🟢 Gostou do tema? Quer estar sempre informado?

Participe do nosso grupo no WhatsApp 👉

Clique aqui

Siga nossa página no
Facebook e
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube 👉
WalVerso

dia dos pais 3590111817