Custo da CNH pode cair com fim da obrigatoriedade de autoescolas

O custo de uma carteira nacional de habilitação (CNH), atualmente em cerca de R$ 3,2 mil no Brasil, poderá ser reduzido em até 80% para as categorias A e B – respectivamente motocicletas e veículos de passeio. É o que prevê projeto elaborado pelo Ministério dos Transportes, que pretende acabar com a obrigatoriedade das aulas em autoescolas. Dados do ministério apontam que 54% da população não dirige ou dirige sem habilitação. Por outro lado, o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado de Minas Gerais (SINDICFC-MG), que representa as autoescolas no estado, classificou a medida como “intempestiva” e denunciou a ausência de diálogo prévio por parte da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), órgão regulador do tema.

Segundo o ministério, o objetivo é democratizar o acesso da população à CNH, facilitando, inclusive, a qualificação para atividades profissionais, em especial para aqueles que buscam o primeiro emprego. Pelo projeto, as autoescolas continuariam oferecendo as aulas, ainda que não mais obrigatórias. Atualmente são exigidas, no mínimo, 20 horas de aula prática. A exigência de aprovação nas provas teórica e prática dos departamentos de trânsito (Detrans) será mantida.

“Isso vai ser produtivo para o Brasil. Vai incluir as pessoas, porque dentro do recorte há outras exclusões ainda mais cruéis. Por exemplo, se a família tivesse o dinheiro para tirar só uma carteira, e como tirar uma custa em torno de R$ 3 a R$ 4 mil, ela escolhe tirar só do homem e muitas vezes a mulher fica inabilitada, excluída, justamente por essa condição”, justifica o ministro Renan Filho.

O ministro argumenta que é necessário criar um ambiente para que “as pessoas tenham condição de se formalizar, de serem incluídas”, referindo-se a uma prática já adotada em países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Japão, Paraguai e Uruguai. “Para se ter uma ideia, 45% dos proprietários de motocicletas e outros veículos de duas rodas, pilotam sem possuir CNH. Já na categoria B, 39% dos proprietários de veículos de passeio dirigem sem habilitação”, informou, em nota, o ministério. Nesse sentido, tirar a carteira gastando menos é importante também por ajudar a aumentar a segurança no trânsito.

O projeto precisa passar pelo crivo da Casa Civil da Presidência da República. Caso seja aprovado, será regulamentado por meio de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Autoescolas sindicato Foto Divulgacao SindiCFC MG
Presidente do sindicato das autoescolas em Minas critica medida: “pode agravar os já alarmantes índices de acidentes de trânsito”. Foto: Divulgação/SINDICFC-MG

Impacto no trânsito e economia

Para o sindicato que representa as autoescolas em Minas, a medida pode gerar consequências gravíssimas à segurança no trânsito e à economia do estado. Segundo o presidente do SINDICFC-MG, Alessandro Dias, a formação nas autoescolas não é apenas um requisito burocrático, mas um processo educativo essencial para preparar condutores de forma consciente, segura e responsável.

“A retirada dessa exigência pode agravar os já alarmantes índices de acidentes de trânsito em todo o país”, alerta Dias.

Minas Gerais conta com mais de 2 mil autoescolas em funcionamento, distribuídas por 600 municípios, gerando mais de 20 mil empregos diretos. A medida pode resultar em um prejuízo de R$ 1 bilhão, caso se concretize a desobrigação da formação por meio dos centros especializados. O SINDICFC-MG também chama a atenção para a carga tributária que incide sobre os serviços — cerca de 40%. “Desmontar esse setor significa pôr fim a milhares de postos de trabalho e comprometer uma atividade que contribui significativamente para a arrecadação do estado”, reforça o presidente do sindicato. (com informações da Agência Brasil).

Fonte: Viu Itaúna https://viuitauna.com.br/2025/07/30/custo-da-cnh-pode-cair-com-fim-da-obrigatoriedade-de-autoescolas/


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