Indústrias têxtil, papel e celulose, construção civil e bioenergia também se beneficiam das vantagens que esses insumos agrícolas oferecem
Fertilizantes impulsionam vários segmentos da economia, além do setor alimentício
Utilizados para contribuir com o desenvolvimento das plantas, os fertilizantes são essenciais para aumentar a fertilidade do solo, garantindo que a produção de alimentos atenda à crescente população mundial e de maneira consistente.
Por conta dessa característica, em grande parte das menções, esses insumos agrícolas são ligados à indústria alimentícia, mas, outros segmentos também fazem uso desses compostos.
“É fato que os fertilizantes são essenciais para que a agricultura possa alimentar o mundo, mas, para diversos outros segmentos esses insumos também são vitais, e impulsionam a produtividade de maneira decisiva”, afirma o engenheiro agrônomo e coordenador Geral e Científico da iniciativa NPV (Nutrientes Para a Vida), Valter Casarin.
Segundo Casarin, atualmente, uma das indústrias que mais se beneficia dos fertilizantes é a têxtil. “O algodão é uma fibra natural largamente utilizada na produção de roupas, e que precisa desses insumos agrícolas para otimizar tanto a produtividade quanto a qualidade”.
Por conta da demanda, o setor de bioenergia, responsável pela produção de biocombustíveis também faz uso desses insumos agrícolas em grande escala, para potencializar a produção.
“Basta lembrarmos que o etanol feito a partir da cana-de-açúcar abastece um gigantesco número de veículos, o que exige produtividade alta. Além disso, o etanol feito a partir do milho vem crescendo bastante. E essas culturas precisam dos fertilizantes para que possam se desenvolver e produzir”, avalia Casarin.
Os fertilizantes também são fundamentais para o crescimento de florestas implantadas, como as de eucalipto e de pinus, que fornecem madeira para as indústrias de papel e celulose, móveis e construção civil.
“O uso de fertilizantes tem como grande diferencial acelerar o desenvolvimento das árvores e melhorar a qualidade da madeira, o que faz com que haja a produção em grande escala”.
Como os fertilizantes agem?
Minerais, orgânicos ou organominerais, os fertilizantes fornecem nutrientes essenciais para as plantas através do solo ou diretamente nas folhas.
Sua função básica é promover o desenvolvimento saudável, além de aumentar a produtividade agrícola.
“Assim como os humanos dependem da comida para viver, as plantas também têm suas exigências. E é aí que entram os fertilizantes, que adicionam nutrientes essenciais para o desenvolvimento da vegetação”, conclui Casarin.
Sobre a NPV
ANPV – Nutrientes Para a Vida – nasceu com objetivo de melhorar a percepção da população urbana em relação às funções e os benefícios dos fertilizantes para a saúde humana.
Braço da fundação norte-americana NFL – Nutrients For Life – no Brasil, a NPV trabalha baseada em informações científicas.
A NPV tem sua sede no Brasil, é mantida pela ANDA (Associação Nacional para Difusão de Adubos) e operada pela Biomarketing.
A iniciativa conta ainda com parceiros como: Esalq/USP, IAC, UFMT, UFLA e UFPR.
Informações para a imprensa
Alfapress Comunicações
Gustavo Sousa | (19) 9 8113 1966
📲 Curta nossa página no Facebook!
Acompanhe mais conteúdos como este em primeira mão:
👉 facebook.com/VemComTilho
Indicações de Portais do criador:
TresLagoasMS.com |
B10.net.br |
Web10.net.br |
CastilhoSp.com.br |
CasaeJardim.net.br