FPA: Análise de Mídia – 15/07/2025


Tilhó o Mascote do Catilho+

lula brics mcamgo abr 26022025 3 1

Foto destaque de Lula, a bola da vez e tarifaço de Trump

Análise de Mídia – 15/07/2025
– Globo Rural destaca que representantes dos segmentos do agronegócio que mais exportam para os Estados Unidos, como café, suco de laranja e carne bovina, vão se reunir nesta terça-feira (15/7), a partir das 14h, com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em Brasília, para discutir estratégias de negociação com os norte-americanos após anúncio da taxação de 50% sobre os produtos brasileiros a partir de agosto.

Antes da reunião com Alckmin e Fávaro, empresários do agronegócio devem se reunir com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e outros ministérios, como o Itamaraty.

“Estamos buscando a negociação mais pragmática possível diante da realidade dos dois mercados”, disse uma liderança do setor cafeeiro.
Leia +: https://bit.ly/3ItAvWP

– O Globo informa que a Câmara deve votar até quarta-feira a proposta que flexibiliza as regras do licenciamento ambiental no país.

O relator do projeto, deputado Zé Vitor (PL-MG), manteve a emenda sugerida pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que cria uma modalidade de licença ‘especial’ para empreendimentos, mesmo que eles “utilizem recursos ambientais, efetiva ou potencialmente causador de significativa degradação do meio ambiente”.

Zé Vitor, porém, retirou do texto a emenda, incluída anteriormente pelo Senado, que facilitava licenças de mineração de grande porte e alto risco.

O deputado também retirou outra emenda que permitia obras sem licença quando fosse decretado estado de calamidade pública por qualquer ente federado.
Leia +: https://bit.ly/4ltnsDx

– Agro Estadão fala que dias após informar que vai taxar as importações brasileiras em 50%, o presidente dos Estados Unidos intensificou a guerra tarifária global. Em rede social, Trump disse que irá impor, também a partir de 1º de agosto, uma tarifa de 30% sobre as importações do México e da União Europeia.

Assim como no caso do Brasil, a medida foi anunciada em cartas enviadas separadamente para a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, e para a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen.

Nos documentos, Trump afirma que todas as importações estão sujeitas à tarifa de 30%, excluindo ‘tarifas setoriais’, como a tarifa de 25% para automóveis.
Leia +: https://bit.ly/4nNQzCQ

– CNN destaca que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinará nesta segunda-feira (14), o decreto de regulamentação da Lei de Reciprocidade.

O texto é uma resposta às tarifas econômicas impostas ao Brasil de forma unilateral, como o anúncio de 50% ao Brasil feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a futuras decisões de outras economias mundiais.

Segundo o ministro, o decreto deve sair na edição do DOU (Diário Oficial da União) desta terça-feira (15).
Leia +: https://bit.ly/46aEvoX

– Agro Estadão divulga que o Ministério da Fazenda publicou nesta segunda-feira, 14, duas portarias que tratam das normas sobre os recursos equalizados do Plano Safra 2025/2026.

As normativas trazem as instituições financeiras que irão operar os valores, além da taxa de juros final, dos Custos Administrativos e Tributários (CAT) de cada linha por banco e os limites por linha que cada banco terá na primeira e na segunda metade da vigência do Plano Safra.

No caso da agricultura empresarial, serão 25 bancos ou instituições financeiras que irão operar os recursos equalizados. Leia +: https://bit.ly/4nKzhqa

– Globo Rural informa que o Ministério da Agricultura reconheceu mais três programas que atendem aos requisitos mínimos de Boas Práticas Agrícolas.

Com isso, produtores que integram essas ações ficarão aptos a buscarem financiamentos de custeio com desconto de 0,5 ponto percentual nos juros na safra 2025/26.

Foram reconhecidos nesta segunda-feira (14/7) o Programa de Monitoramento e Diagnóstico Ambiental Sustentável, sob gestão e responsabilidade da Salva Digital S.A., o Programa Cofco Standard, da Cofco International Brasil S.A., e o Programa Safra do Futuro, da Cooperativa Castrolanda Agroindustrial, do Paraná.

Ao todo, 20 programas são reconhecidos pelo Ministério da Agricultura e podem acessar os descontos.
Leia +: https://bit.ly/4nOS4AN

– Agro Estadão fala que cerca de 1.500 produtores rurais do Rio Grande do Sul realizam, nesta segunda-feira, 14, um tratoraço em Bagé, na região Sul do Estado.

De acordo com o movimento SOS Agro, aproximadamente 250 máquinas cruzaram o município, passando pelos principais bancos ligados ao agronegócio, com destino à Câmara de Vereadores, onde acontece uma audiência pública a respeito do alongamento das dívidas dos produtores.

A mobilização cobra a votação, ainda nesta semana, do Projeto de Lei 5.122/2023, que prevê liquidação, anistia, renegociação e descontos em dívidas de produtores afetados por desastres climáticos nos últimos anos.
Leia +: https://bit.ly/44FriDD

– G1 informa que integrantes do governo vão para a reunião de conciliação sobre o impasse em torno do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) decididos a não abrir mão da prerrogativa de Lula de editar decretos que elevam a alíquota do tributo.

A audiência de conciliação foi convocada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator de ações que contestam a decisão do Congresso que derrubou os decretos presidenciais. O encontro está previsto para esta terça-feira (15).

A percepção de governistas é de que o poder presidencial não pode ser esvaziado e que a edição de decretos é um instrumento da Presidência, não especificamente de Lula.
Leia +: https://bit.ly/44Naaue

– Folha de S. Paulo divulga que a família Bolsonaro e seus principais apoiadores têm centralizado o discurso sobre a tarifa de 50% contra o Brasil, anunciada por Donald Trump, na ideia de que a medida só poderá ser revertida com o avanço no Congresso de uma anistia “ampla, geral e irrestrita” que alcance o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Mas, mesmo entre os parlamentares que defendem o projeto de anistia ao 8 de Janeiro, essa estratégia não tem respaldo.

Líderes da Câmara dos Deputados consultados pela Folha preferem não misturar os dois assuntos —alguns deles avaliam, na verdade, que são as tarifas que devem ter prioridade agora.
Leia +: https://bit.ly/459Rc1l

– Valor Econômico fala que a direita passou a sinalizar, em público e nos bastidores, a possibilidade de chegar pulverizada à eleição para a Presidência em 2026 e fracassar na tentativa de unificação, como prega parte dos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

As reações no segmento à taxação de 50% aos produtos brasileiros anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reforçaram a percepção de que mais de uma candidatura pode se colocar para o primeiro turno.

No segundo, contudo, a expectativa é de aglutinação em torno do nome que se classificar para um embate que é projetado contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Leia +: https://bit.ly/4kGKkhs

Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
[email protected]

📲 Curta nossa página no Facebook!
Acompanhe mais conteúdos como este em primeira mão:
👉 facebook.com/VemComTilho


lula brics mcamgo abr 26022025 3 1

Indicações de Portais do criador:
TresLagoasMS.com |
B10.net.br |
Web10.net.br |
CastilhoSp.com.br |
CasaeJardim.net.br