‘Quando eu era criança, Cubatão era a cidade mais poluída do mundo, agora queremos ser conhecidos como a cidade com a Melhor Escola do Mundo’

‘Quando eu era criança, Cubatão era a cidade mais poluída do mundo, agora queremos ser conhecidos como a cidade com a Melhor Escola do Mundo’

A Escola Estadual Parque dos Sonhos, em Cubatão, concorre ao World’s Best School (Melhor Escola do Mundo) na categoria Superação de Adversidades. A história da cidade no litoral paulista se mistura com a vida daqueles que integram a comunidade escolar e todos vislumbram uma nova marca para a escola a partir da esperança pela premiação, organizada pela T4 Education. A votação ao prêmio de Melhor Escola do Mundo está disponível até o dia 9 de julho, no portal vote.worldsbestschool.org.

O diretor da unidade de ensino, professor Régis Marques Ribeiro, pediu para que alunos e pessoas da comunidade escolar listassem os motivos pelos quais a escola Parque dos Sonhos merece a premiação. A gerente de organização escolar, Laiene Mota do Nascimento, compartilha um sonho: “Eu nasci e me criei aqui em Cubatão. Quando era criança, nossa cidade era conhecida como a cidade mais poluída do mundo, mas agora queremos ser conhecidos como a cidade que tem a Melhor Escola do Mundo”. Laiene lembra que a cidade já foi chamada de “Vale da Morte” nos anos 1980, em razão da emissão de poluentes pela produção industrial.

LEIA TAMBÉM: Intercambistas do Prontos pro Mundo na Austrália frequentam último dia de aula

Assim como Cubatão recuperou a reputação nos anos 1990, garantindo o “Selo de Recuperação Ambiental” da Organização das Nações Unidas (ONU), a unidade de ensino localizada no Jardim Nova República concorre ao prêmio após a superação de episódios que trouxeram para a escola, na última década, o apelido de “Parque dos Pesadelos”. Foi a partir de um projeto que trouxe prestígio e bons resultados que a unidade garantiu a vaga na final da premiação internacional. Tudo isso, a partir do acolhimento e conexão dos estudantes e comunidade, moradores de uma área de vulnerabilidade em Cubatão, com foco no aprendizado e 21 ações complementares, como a patinação artística. 

“Não faço um boletim de ocorrência de invasão da escola desde 2021 e não tivemos qualquer incidente de vandalismo na escola nesses últimos anos”, avisa o diretor Régis Marques Ribeiro.  A ausência do registro de casos de violência é um dos motivos de comemoração do diretor. 

54598680841 bcc837a0df o
E.E Parque dos Sonhos: Anúncio das 10 melhores escolas do mundo. Foto: Divulgação/Governo de SP

Confira 10 motivos para que a Parque dos Sonhos seja eleita a Melhor Escola do Mundo:

  1. “Aqui na nossa escola temos um jornal, um meio de comunicação estudantil”, diz a aluna Rafaella Lopes.
  1. “A gente acolhe, transforma e educa”, considera o diretor Régis.
  1. “Me chamo Helena Hora, sou a professora de educação física responsável pelo projeto de patinação artística e ginástica acrobática aqui na Escola Parque dos Sonhos. Acredito que ela merece ganhar, porque além oferecer uma educação de qualidade, ela é uma escola acolhedora, oferece segurança e bem-estar aos nossos alunos”
  1. “Nossa escola merece ganhar esse prêmio porque transforma vidas com educação, inclusão e amor”, listam as professoras da educação inclusiva Fabiane Oliveira, Sandra do Porto, Bruna Moreira e Roberta Cavalheiro.
  1. “Minha escola merece ganhar porque conhecemos todos os alunos em sua individualidade”, avisa a coordenadora pedagógica dos anos iniciais do Ensino Fundamental, professora Simone Rocha.
  1. “A nossa escola merece ganhar porque fazemos a diferença na comunidade escolar”, fala a vice-diretora, professora Isabel Cardozo.
  1. “Somos da equipe da merenda e a nossa escola merece ganhar por ter a melhor alimentação do mundo, e a equipe também”, declaram as cozinheiras Tatiane Araújo, Dalma Silva e Márcia Lara.
  1. “Eu acho que a escola deve ganhar o concurso das Melhores do Mundo porque é uma escola acolhedora e os professores se esforçam muito com projetos fora da sala de aula e isso ajuda os alunos no desenvolvimento no dia a dia”, reconhece a mãe Lenita dos Santos. “Então vote na nossa escola”, continua a filha, Eva dos Santos.
  1. “Essa é uma escola maravilhosa. É uma escola inclusiva, uma escola que posso trazer a minha família, sem receio de nada ruim acontecer. Temos uma gestão que nos ouve, que nos acolhe, que sempre tem ideias para melhorar e sempre procura ouvir a todos. Todos os anos, podemos apresentar projetos para trabalhar com nossos alunos. Sou muito feliz por trabalhar na escola Parque. Votem na nossa escola”, pleiteia o professor de arte, Fabio Santana de Jesus.
  1. “Eu estudo na Parque dos Sonhos há cinco anos e acho que a minha escola é a Melhor Escola do Mundo porque eles reconhecem os alunos e não nos chamam por números ou por apelidos, e também por causa dos projetos”, termina a estudante Mayra Ribeiro.
54598994390 e8fe785377 o
Qualquer cidadão pode votar na Escola Estadual Parque dos Sonhos como Melhor Escola do Mundo, na categoria Superação de Adversidades. Foto: Divulgação/Governo de SP

Melhor Escola do Mundo

Qualquer cidadão pode votar na Escola Estadual Parque dos Sonhos como Melhor Escola do Mundo, na categoria Superação de Adversidades. A escolha deve ser registrada no site http://vote.worldsbestschool.org até o dia 8 de julho.

O caminho é o seguinte: 

  • Ao entrar no site, basta encontrar o filtro Select a Category;
  • Depois, selecionar a categoria Overcoming Adversity;
  • Na página seguinte, encontrar a Escola Estadual Parque dos Sonhos (a foto da escola é um símbolo de paz, formado pelos estudantes). Pode ser preciso apertar o botão Load More (Leia mais), ao fim da página, para que todas as escolas sejam listadas;
  • Clicar na demonstração da escola e, ao descer a barra de rolagem, encontrar o botão para votar, preencher seu nome, sobrenome, seu e-mail, seu país de origem, selecionar a sua função (como professor, aluno e etc), dizer se você tem mais de 18 anos de idade, aceitar os termos; e
  • Por fim, clicar no botão que registra o seu voto. Só é possível registrar um voto e em uma categoria.

Rede estadual no pódio

Este é o segundo ano consecutivo que a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) tem uma escola representante no Prêmio Melhor Escola do Mundo. No ano passado, a Escola Estadual Deputado Pedro Costa, localizada na zona norte da capital paulista, ficou entre as três melhores unidades de ensino na categoria Colaboração com a Comunidade.

“Eu recebi com alegria que uma de nossas escolas está competindo, de novo, pelo Prêmio Melhor Escola do Mundo. Essa escola é muito especial. Eles fazem um ótimo trabalho com a empatia dos alunos. Os estudantes adoram ir à escola, eles são respeitados, engajados e os professores querem realmente ajudá-los. Eles podem ver seu futuro na escola, eles realmente podem sonhar com o seu futuro e por isso o nome da escola é tão importante. Estou muito feliz com e pelo diretor Regis, por todos os professores e alunos e queremos impactar, ver o que está acontecendo na escola Parque dos Sonhos para colocar essa ótima prática em muitas escolas no estado de São Paulo”, comenta o secretário da Educação, Renato Feder.

54598680746 a7f7d937b3 o
Foto: Divulgação/Governo de SP

O post ‘Quando eu era criança, Cubatão era a cidade mais poluída do mundo, agora queremos ser conhecidos como a cidade com a Melhor Escola do Mundo’ apareceu primeiro em Agência SP.