Psicóloga da USP explica o que é e por que a inteligência emocional é tão valorizada
Inteligência emocional. O que é isto que tanto se fala atualmente e que as empresas estão buscando nos profissionais? Essa é uma habilidade que qualquer pessoa pode ter. Miryam Cristina Maziero, psicóloga do Trabalho do Instituto de Psiquiatria da USP, destaca que “a inteligência emocional se caracteriza como a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar as nossas próprias emoções e também entender a emoção das outras pessoas”.
Essa habilidade envolve o autoconhecimento, a consciência emocional do que se passa emocionalmente conosco, que vai permitir com que possamos identificar as próprias emoções e vai nos ajudar na autorregulação, ou seja, ter comportamentos mais conscientes em relação às nossas emoções. “Para o psicólogo Daniel Goleman, nós temos dois cérebros, um cérebro racional e um cérebro emocional. Quanto mais os dois cérebros, emocional e racional, atuem em equilíbrio, melhores serão nossos comportamentos, além de mais adaptativos,” explica a psicóloga.
Quando o cérebro emocional predomina, muitas vezes há uma desregulação das emoções. “Tem emoções muito intensas dentro da gente, como a raiva, por exemplo, que é mais difícil de ser controlada. Quando a raiva predomina, geralmente temos comportamentos que nos desagradam, desagradam à outra pessoa, influem nas nossas inter-relações. Isso pode nos deixar chateados, até culpados, porque não gostaríamos de ter dado uma resposta tão intensa ou tão exagerada frente ao acontecimento com o qual estamos lidando.”
A empatia é um outro importante pilar da inteligência emocional. Ela nos conecta com o outro, nos faz entender como ele enxerga o mundo e entender melhor a situação pela qual a pessoa está passando. Isso ajuda nas inter-relações e a ter uma boa compreensão do outro e desenvolver comportamentos inter-relacionais significativos, positivos e produtivos.
Um quarto pilar importante da inteligência emocional são as habilidades sociais. Isto irá facilitar a comunicação, a resolução de conflitos e a construção de relacionamentos saudáveis. Assim, explica a psicóloga, “a inteligência emocional nos ajuda a estar bem conosco, com as outras pessoas, nas nossas inter-relações e proporcionar um ambiente harmonioso, mais calmo e feliz. Não é porque há pessoas irritadas, arrogantes e grosseiras que elas não possuam inteligência emocional, porém, elas têm muitas vezes uma gestão ruim das suas emoções. Muitas vezes as emoções predominam”.
Quando pensamos em emoções, podemos pensar na própria palavra emoção, que vem de um radical latim emovere, ou seja, a emoção irá incitar comportamentos e ações. Quando a pessoa está desregulada, a tendência de ter comportamentos não assertivos, desadaptativos é bem maior. Todos possuem inteligência emocional, mas pode acontecer de uma de suas características não estar bem desenvolvida. Porém, às vezes, um dos pilares da inteligência emocional, a gestão das emoções, o autoconhecimento, a empatia ou as habilidades sociais não estão bem desenvolvidas.
Inteligência emocional nas empresas
Atualmente as empresas buscam quem tem uma boa inteligência emocional, o motivo é porque isso irá facilitar a convivência no trabalho, com a liderança e os outros colegas. Miryam diz que, “na escola, há um treino bastante grande da inteligência lógico-matemática e da inteligência verbal. Porém, pessoas que têm QI muito alto, muitas vezes não têm um bom desempenho no trabalho justamente porque falta a elas a habilidade social, a habilidade de se relacionar, de passar esse conhecimento e de construir coisas que possa utilizar essa inteligência lógico-matemática e verbal. Com isso, esse indivíduo, se ele não se relaciona, acaba se isolando e se torna um colaborador difícil para a liderança lidar”.
Outras inteligências auxiliam no dia a dia, como a inteligência intrapsíquica, que tem a ver com o autoconhecimento, a capacidade de poder nomear as emoções, entender o que se passa conosco; a inteligência criativa; a inteligência interpessoal; até a inteligência transcendental, a qual vai nos guiar no sentido de um propósito, de entender porque estamos no mundo e como nos relacionarmos bem com os outros.
Não existe diferença entre inteligência emocional de homens e mulheres, diz a psicóloga. Diversos motivos fizeram com que a inteligência emocional passasse a ter um lugar de destaque, segundo Miryam. “Porque, para além dessa inteligência de poder resolver problemas de falar bem, é necessário que a pessoa possa ter um bom convívio social. Isso é essencial no mundo do trabalho. Assim, as empresas passam a buscar as pessoas que têm maior equilíbrio, porque é mais fácil você treinar habilidades técnicas do que treinar habilidades sociais. Quando a pessoa já tem isso pronto, tem empatia, sabe de si, tem autoconhecimento, faz uma boa gestão das suas emoções, ela é uma pessoa mais bem preparada para estar dentro de um ambiente de trabalho, porque a capacidade técnica é mais fácil de ser treinada.”
Agora, se você fica na dúvida se pode ter ou não inteligência emocional, a professora afirma que isto é possível. “É importante que eu tenha autoconhecimento, que eu saiba quais são os meus objetivos, meus objetivos a curto, médio e a longo prazo. Qual é o meu propósito na vida? Esse objetivo maior que me faz levantar todos os dias e levar a vida à frente. Uma outra questão que pode nos ajudar a desenvolver a inteligência emocional é considerar os feedbacks que as pessoas nos dão, como os outros me avaliam e como eu me avalio. Isso vai formando a minha identidade, quem eu sou. Uma outra questão é tomar os nossos desafios, o que a gente vai passando em termos até de conflitos pela vida como um desafio, como uma aprendizagem. E o autoconhecimento vai nos ajudar a nos entendermos um pouco, o que me tira do sério, por que aquela pessoa me irrita, o que me motiva. Isso tudo me ajuda a me colocar no mundo de uma forma mais assertiva.”
Uma outra questão é que precisamos nos responsabilizar por nossas ações. Muitas vezes, as pessoas se desregulam emocionalmente e aí se atribui o problema ao outro. “Aquela pessoa me provocou, aquela pessoa me irritou, mas a sua resposta, ela depende mais de você e do controle das suas emoções. Uma outra questão é você entender também como as suas emoções afetam os outros e te afetam ou como afetarão os outros. Enfim, para que a pessoa possa desenvolver melhor inteligência emocional, é preciso praticar em cada oportunidade que aparece na vida de maneira inteligente, ter paciência, ser persistente e talvez tudo isso leve a uma melhora dessa habilidade tão importante nos dias atuais.
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