Hospital do Servidor Estadual de SP tem nova máquina de ressonância magnética que realiza exames 50% mais rápido

Hospital do Servidor Estadual de SP tem nova máquina de ressonância magnética que realiza exames 50% mais rápido

O Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) de São Paulo conta com nova máquina de ressonância magnética de última geração. O equipamento é 50% mais rápido e realiza exames simples em tempo médio de dez minutos. Outros destaques da ferramenta são: a redução de 80% a menos de ruídos e sedações, pois o tempo de permanência no aparelho é mais breve e confortável. A expectativa é dobrar a quantidade de atendimentos, além de ampliar a oferta de exames aos pacientes ambulatoriais.

A nova máquina de ressonância magnética está no setor de Diagnóstico por Imagem, no segundo andar do HSPE. O espaço onde está o equipamento foi reformado e um painel com imagem do céu foi instalado no teto para ajudar a distrair os pacientes durante os exames. O novo dispositivo conta com funções de ajustes automatizados e duas macas específicas com o tampo da mesa – a parte superior do equipamento – removível. Esse recurso torna desnecessário transferir o doente de uma maca para outra, o que diminui o tempo de realização do procedimento sem exigir esforço do paciente.

A ressonância de última geração possui qualidade de resolução de imagens 60% superior às antigas, com mais capacidade de peso para atender pessoas de até 180 Kg. O colchão possui tecnologia patenteada e é mais confortável. Além dos exames convencionais, o novo equipamento faz análises avançadas como multiparamétrica de próstata (RMP), que detalha com precisão a glândula, e análises de hemocromatose, que identifica e quantifica a sobrecarga de ferro em diversos órgãos. Antes da instalação da nova ressonância, essas análises específicas eram feitas em clínicas conveniadas ao Iamspe, o que tornava necessário o deslocamento do paciente internado e laudos em papel.

Outra vantagem de realizar mais exames de ressonância magnética no próprio HSPE é a integração com o sistema. Agora, os laudos vão direto para a plataforma utilizada pelos profissionais de saúde do Hospital. Isso permite que o médico tenha fácil acesso aos resultados, melhorando ainda mais o atendimento do Hospital.

WhatsApp Image 2025 05 28 at 091915
Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) de São Paulo conta com nova máquina de ressonância magnética de última geração

Outro aspecto técnico de destaque do equipamento é o sistema de resfriamento de emergência com quantidade mínima de hélio. As ferramentas antigas precisavam do ar químico para abaixar a temperatura do aparelho e desativar o seu campo magnético em casos de intercorrências, o que exigia uma tubulação específica para eliminá-lo de modo adequado. Por ser construído com tecnologia de blindagem, esse mecanismo se torna desnecessário e economiza recursos financeiros com reformas e peças.

De acordo com diretor do Serviço de Diagnóstico por Imagem, Dr. Gladstone Mattar, a nova máquina de ressonância é um recurso que agrega melhor conforto e assistência os pacientes. “Além da ferramenta nova, a antiga também vai ser atualizada com nova ‘conversão’ de tecnologia, o que vai permitir saltar de uma realização média de 900 exames, por mês, para 1.800 quando os dois aparelhos estiverem funcionando plenamente”, comenta.

A equipe técnica da Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) que presta serviços ao Iamspe, manuseia o novo equipamento de ressonância magnética. A FIDI é a maior prestadora de serviços relacionadas a exames de imagem ao SUS, realizando mais de 5 mi de exames por ano. Está presente em mais de 90 unidades de saúde de São Paulo e Goiás.

O post Hospital do Servidor Estadual de SP tem nova máquina de ressonância magnética que realiza exames 50% mais rápido apareceu primeiro em Agência SP.